Informações Covid-19

Mantenha-se atualizado com as principais informações sobre a COVID-19 em nosso município!

Saiba mais sobre o eSUS e como emitir seu passaporte vacinal!

CHARQUEADAS INICIA A VACINAÇÃO DE CRIANÇAS DE 06 A 11 ANOS SEM COMORBIDADES

O município de Charqueadas ampliará a partir desta quinta-feira (27/01), a vacinação para crianças de 06 a 11 anos sem comorbidade com o imunizante Coronavac conforme Nota Técnica nº03/2022, SES-RS.

A imunização será realizada nas unidades de saúde de referência, devendo o usuário entrar em contato com a sua Unidade de referência para agendar o dia e horário da vacinação. No momento da vacinação, seguindo a determinação do Ministério da Saúde (MS), as crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsável maior de idade e obrigatoriamente ser apresentado:

- Documento de identificação da criança e do responsável;

-Carteira de vacinação da criança e cartão SUS.

A vacinação das crianças deverá ser feita em ambiente específico, separado da vacinação de adultos, sendo acolhedor e seguro para as crianças.

Por precaução, a vacina Covid-19 não poderá ser dada junto com outras vacinas do calendário infantil. O intervalo mínimo entre a vacina da Covid e as outras deverá ser de 15 dias.

As crianças deverão ser acolhidas e permanecer no local de vacinação por pelo menos 20 minutos após a aplicação da vacina para observação.

Serão realizadas duas doses de vacina com intervalo de 4 semanas cada uma.


A vacinação para crianças com comorbidade e ou deficiência permanente segue na Unidade Central com o imunizante PFIZER, visto que ainda não foi liberado pela Anvisa a utilização do imunizante Coronavac em crianças imunocomprometidas e em menores de 6 anos.

Lembramos que o ordenamento das vacinas, bem como a faixa etária, são regradas pelo Ministério da Saúde e Estado, cabendo ao município apenas efetuar a imunização de acordo com as regras estabelecidas.